Receba notícias em seu email

Navalshore

Greve dos portuários tem início na Barra do Riacho

Funcionários protestam contra a decisão da Portocel de contratar terceirizados

Mais uma greve acontece neste fim de ano do Espírito Santo. E, desta vez, são os portuários do Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel), insatisfeitos com a decisão do terminal portuário de terceirizar os trabalhos do porto. Em média 300 profissionais estão paralisados desde as sete horas da manhã desta terça-feira (07), até que suas reivindicações sejam atendidas. Durante a manhã, houve uma audiência conciliatória na Junta de Aracruz, sem sucesso.

Segundo o presidente do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), Roberto Hernandes, desde o dia 12 de novembro eles vêm tentando entrar em contato com a Portocel, mas a administração não retornou o contato. Dia 29 eles acionaram a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/ES) para que houvesse uma reunião entre as partes, marcada para esta segunda-feira, na qual não houve um acordo. "Eles só queriam ganhar tempo, não quiseram um acordo, e nós mantivemos nossa palavra de esperar para começar a greve na terça", disse Hernandes.

Houve uma denuncia de que os protestantes estavam impedindo a passagem de pessoas pelo terminal, mas, de acordo com o Suport-ES, um oficial de justiça foi conferir a denuncia e constatou que o movimento está sendo pacífico.

De acordo com nota no site do sindicato, os serviços operacionais no local devem ser executados por portuários registrados ou cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa (Ogmo) ou pelos empregados do porto. Os empregados terceirizados também ficam prejudicados com a medida adotada pela administração do porto, uma vez que eles trabalham em turnos maiores, de 12 horas, recebem salários bem menores e não têm as conquistas dos benefícios sociais que os empregados do terminal e os avulsos têm.

Aos 25 anos, desde a inauguração, o Terminal Especializado de Barra do Riacho conta atualmente com três berços e tem capacidade para movimentar 7,5 milhões de toneladas de celulose por ano. Existem projetos de ampliação do terminal e, até mesmo da construção do Portocel 2.

Procurada à tarde pela reportagem, não foi possível fazer contato com a Portocel.

Fonte: ES Hoje/Marco Faria


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira