Pela primeira vez, o Porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA, exportou sementes de gergelim em bolsões (ou big bags) estivados diretamente nos porões do navio. A operação portuária, realizada pelo Grupo Atlântica Matapi, mobilizou cerca de 400 profissionais.
Em seis dias de operações, o "MV Western Moscow" recebeu 20.315.656 toneladas de sementes produzidas pela guatemalteca Sezam Zaad, empresa agroexportadora de grãos com operações em Paragominas/PA e Caranana/MT. "Estamos muito felizes em realizar mais uma operação histórica e pioneira na região. As soluções logísticas encontradas mostram a capacidade do operador portuário em atender as demandas do cliente e posiciona a região como importante corredor de exportação do produto", pontua Tiago Pinto, vice-presidente do Grupo Atlântica Matapi.
PUBLICIDADE
A Matapi realizou os serviços logísticos desde a recepção do produto em um dos três terminais em Vila do Conde até a entrega da carga nos porões do navio.
O gergelim será beneficiado na Guatemala e comercializado com diversos outros países. Antes, a carga era exportada pelo de Santos/SP via contêineres. Após teste em Porto de Paranaguá, a empresa agroexportadora optou realizar a operação em Barcarena, garantindo mais proximidade das áreas produtoras. "Pra nós, a operação foi conduzida de forma satisfatória e ficamos muito gratos com toda equipe do Grupo Atlântica Matapi. Sem dúvida, vamos ser parceiros por muito tempo", revelou José Francisco, diretor da Sezam Zaad.