Receba notícias em seu email

Navalshore

Grupo inicia visitas técnicas a portos da China

Empresários e autoridades do Porto de Santos e da Baixada Santista iniciam nesta semana uma série de visitas técnicas aos portos da China, que se tornaram os maiores complexos marítimos do mundo nos últimos anos.

Entre os que serão conhecidos pelo grupo, estão Xangai, hoje o maior porto do planeta em movimentação de contêineres, e Hong Kong, que ocupa a terceira colocação. Durante parte da viagem, eles vão acompanhar o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, que está em missão comercial no país asiático, a fim de atrair investidores ao setor portuário brasileiro.

A ida da comitiva santista à China integra a programação da 9ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, que ocorreu no último mês de agosto, em Santos.

Um dos painéis do seminário, inclusive, debateu os modelos de gestão e desenvolvimento portuário chineses. Tanto o fórum como a viagem são uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.

As visitas técnicas começarão na quarta-feira por Ningbo, a 1.200 quilômetros ao Sul de Pequim, a capital. Os terminais localizados nessa cidade e na vizinha Zhoushan (formada pelas ilhas em frente a Ningbo) formam um dos principais portos da nação, por onde é exportada boa parte dos produtos de consumo, elétricos, têxteis e equipamentos industriais fabricados na China.

O complexo marítimo é o sexto do mundo na operação de contêineres, segundo levantamento realizado pela consultoria europeia Alphaliner no ano passado.

Em 2010, essas instalações movimentaram 13,14 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), enquanto as de Santos, que ocupou a 44ª posição no ranking, operaram 2,72 milhões de TEUs. Além da visita aos terminais, estão previstas reuniões com autoridades municipais e portuárias e empresários, a fim de debater os planos de desenvolvimento e o modelo de gestão de Ningbo.

Com 2,2 milhões de habitantes, Ningbo é cidade-irmã de Santos. Tem uma área de 9,365 mil quilômetros quadrados, com um litoral de 1.562 quilômetros. Está localizada na província de Zheijang, ao Sul da Baía de Hangzhou, e é banhada pelo Mar da China Oriental.

O município é considerado o motor da economia na costa leste do país, sendo conhecido tanto por suas atividades portuárias (que começaram no século 7) como por seu parque industrial.

Xangai

Na quinta-feira, a comitiva do Santos Export tem programadas visitas ao complexo portuário de Xangai, a 1.070 quilômetros ao Sul de Pequim e, hoje, o maior do mundo em movimentação de contêineres.

Essa liderança foi obtida no ano passado, quando seus terminais registraram um aumento de 16,2% em suas movimentações, chegando a 29,07 milhões de TEUs e conseguindo ultrapassar Cingapura (em Cingapura), que operou 28,43 milhões de TEUs.

Um dos pontos a serem debatidos durante a visita é o forte crescimento do porto, ocorrido nos últimos anos. Esse desenvolvimento é reflexo da atual política econômica do estado chinês, que deseja transformar essa cidade – a maior do país, com 23 milhões de habitantes – em um centro global do mercado de navegação até o final desta década.

Seminário

A programação da viagem do Santos Export aos portos da China continuará na sexta-feira, quando as autoridades e os empresários do Porto de Santos reúnem-se com o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, para uma série de apresentações sobre o setor portuário brasileiro em Xangai.

A abertura estará a cargo de Cristino, que falará sobre O Setor Portuário no Brasil – Um novo modelo para o desenvolvimento dos Portos. Em seguida, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), Fernando Fialho, debaterá a Regulação do Setor Portuário do Brasil<. Também estão previstas exposições sobre projetos destinados aos complexos do Espírito Santo, da Bahia, do Pará e de Manaus.

No sábado, o grupo do Santos Export embarca para Shenzhen, que fica na região de Guandong, a quase 2 mil quilômetros ao Sul de Pequim. O porto está localizado na parte sul do delta do Rio das Pérolas, característica que soube explorar ao se tornar tão importante para o comércio exterior da China como para o transporte aquaviário de cargas entre a costa do país e seu interior.

Shenzhen é, hoje, o quarto maior porto do mundo e o terceiro maior da China (atrás de Xangai e Hong Kong) na movimentação de contêineres. No ano passado, segundo levantamento da Alphaliner, operou 22,51 milhões de TEUs.

A viagem à China terminará com a visita ao Porto de Hong Kong, prevista para ocorrer na segunda-feira da semana que vem, dia 17. O complexo, que há anos se destaca como um dos maiores do mundo, é atualmente o terceiro na movimentação de contêineres. No ano passado, passaram por suas instalações 23,7 milhões de TEUs.

Região administrativa especial da China, a ex-colônia britânica voltou a integrar o país asiático em 1997. Mas mantém sua autonomia em diversos setores, exceto na política externa e na defesa.

A comitiva do Santos Export é formada por executivos dos principais terminais do Porto de Santos, além de dirigentes de transportadoras, operadoras logísticas e prestadoras de serviço. Também integram o grupo representantes da Praticagem de São Paulo, de firmas de investimentos e entidades empresariais e diretores do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Entre as autoridades participantes, estão o ex-ministro dos Portos e atual diretor da Antaq, Pedro Brito, o presidente da Codesp (a Autoridade Portuária de Santos), José Roberto Serra, os deputados federais Márcio França e Beto Mansur, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Rogério Barreto Alves, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos e secretário municipal de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, e os prefeitos João Paulo Papa (Santos) e Márcia Rosa (Cubatão).

Fonte: Tribuna online/Leopoldo Figueiredo






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira