Receba notícias em seu email

MSC

Indústria cresce 3,2% em 2024, mas enfrenta desafios em 2025

A indústria brasileira acumulou um crescimento de 3,2% em 2024 até novembro, impulsionada pelos segmentos de transformação (+3,7%) e extrativo (+0,7%), segundo dados do IBGE. Apesar do avanço, o setor opera 15,1% abaixo do pico histórico registrado em maio de 2011, refletindo desafios estruturais e uma perda de confiança que impactam sua competitividade.

De acordo com Jonathas Goulart, economista-chefe da Firjan, entraves como insuficiência em infraestrutura, educação e ambiente de negócios dificultam o crescimento e a inovação no setor. Para 2025, o cenário permanece desafiador, com a alta do dólar e juros elevados pressionando os custos de produção e desestimulando investimentos.


PUBLICIDADE



A Firjan destaca a urgência de políticas econômicas estruturantes que reestabeleçam a confiança no cenário fiscal e viabilizem uma redução sustentável nas taxas de juros. Essas medidas são essenciais para fomentar investimentos em inovação e capital humano, fortalecendo a competitividade industrial e promovendo um crescimento econômico sustentável.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira