MSC

Integrantes da Missão Paraíba-China falam de oportunidades em solo oriental

A missão Paraíba-China mal pisou em solo chinês e já vislumbrou um leque de oportunidades. É que em menos de sete dias na China, a expedição, formada por um grupo de trinta paraibanos com o objetivo de inserir a Paraíba no contexto da internacionalização comercial, já obteve bons resultados do outro lado do mundo.

Tendo embarcado no último dia 12 de outubro, os empresários, representantes ligados ao setor industrial e exportador da Paraíba, formadores de opinião e representantes do governo do estado, inclusive do Porto de Cabedelo - idealizador e principal articulador da Missão – já participaram de diversas atividades na China. A visita a maior feira multi setorial do mundo, a “Canton Fair”, aberta oficialmente no último dia 15, segundo o diretor comercial do Porto de Cabedelo, Francisco Paquet, que acompanha o grupo na China, foi sem dúvida a maior das experiências.

Lá, de acordo com Paquet, foi possível a realização de diversos encontros estratégicos. O grupo paraibano, que circulou na feira, acompanhado de tradutores, visitou diversos expositores da “Cantor Fair”, realizada na cidade de Guangzhou. Segundo Paquet, cada empresário visitou o pavilhão de seu interesse e realizou bons contatos, obtendo, inclusive, os primeiros resultados de potenciais fechamentos de negócios. Alguns empresários já marcaram visitas às fábricas dos fornecedores chineses.

E nesse sentido, até o Porto de Cabedelo aproveitou a oportunidade e prospectou novos investidores. Paquet explica que na China existe uma gama de fornecedores de equipamentos de movimentação de carga de altíssima qualidade, custos muito menores que os europeus e condições bem favoráveis de financiamento. Segundo ele, que visitou detalhadamente os estandes de equipamentos pesados no segundo dia da Feira e coletou informações sobre valores, qualidade e condições de financiamento, a China pode ser uma grande aliada no desenvolvimento da infraestrutura do Porto de Cabedelo.

“São excelentes equipamentos e com facilidades de financiamentos que também são bastante favoráveis”, disse o diretor comercial, que no mesmo dia que realizou visitas aos estandes de maquinário pesado na Canton Fair, também se reuniu com um importante industrial chinês, fabricante de equipamentos pesados e de relevantes conexões comerciais na China.

“Ele nos apresentou maquinários realmente grandes e de altíssima qualidade e que temos interesse em levá-los para o Porto de Cabedelo”, ressaltou Paquet. Outro grande contato do Porto de Cabedelo se deu por telefone. Conforme as informações, o Porto de Cabedelo conseguiu agendar uma reunião com representantes da CMC (China National Machnery Imp & Exp Corporation), que é uma das maiores fornecedoras do mundo em maquinário pesado. O encontro deve acontecer na próxima semana, em Beijing.

Para o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, que também administra o Porto de Cabedelo, a visita da comitiva paraibana à China está sendo um grande estímulo principalmente em relação à abertura de mercado para diversos empresários paraibanos que devem aumentar seu fluxo de mercadorias após os contatos comerciais que estão realizando no país. A expedição, segundo ele, também tem fortalecido um possível programa de cooperação entre empresas paraibanas, o Governo Chinês e o Porto de Cabedelo, que a partir desse primeiro contato, poderão auxiliar na promoção do desenvolvimento da estrutura do Porto de Cabedelo através de diversos programas.

“Queremos com essa Missão diminuir não só a dependência de nosso estado em relação a mercados considerados tradicionais, mas também queremos investir em parcerias que nos levem a esse resultado de indepêndencia e a China tem se mostrado bastante importante neste aspecto”, disse Breckenfeld, lembrando que a Missão Paraíba-China é capitaneada pela Companhia Docas da Paraíba, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. A comitiva paraibana ainda passará pelas cidades de Shanghai e Beijing, onde também participam de diversas atividades, incluindo rodadas de negócios e visita ao porto de Shanghai.

Fonte: Secom PB

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira