Receba notícias em seu email

Navalshore

Investimento de R$ 7 milhões no Porto Novo deve começar este ano

A Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg) assinou, na manhã desta última sexta, contrato com a Construtora Continental São Paulo Ltda., para execução de obras de repavimentação e ampliação das redes de energia elétrica, fibra ótica e drenagem na área do Porto Novo. A Continental foi a vencedora do processo de licitação para realização desses serviços, nos quais serão investidos R$ 7 milhões - recursos do Governo do Estado, por meio da Suprg.

Conforme o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, o porto rio-grandino está vivendo um momento muito importante, é um do principais portos do Brasil, e precisa estar em constante reformulação. A repavimentação, por exemplo, faz parte do processo de qualificação do cais público, e atende uma reivindicação dos trabalhadores e operadores portuários.

No caso da drenagem pluvial, a Suprg diz que o Porto Novo tem um sistema elaborado desde sua fundação e que nunca teve ampliação. O projeto atual é fazer seis novas redes de galerias e ramificações. Este novo dimensionamento engloba toda a área do Porto Novo, do Pátio Automotivo e futuras áreas de expansão portuária.

As redes de energia elétrica, lógica e telefonia, que atualmente são por vias aéreas, passarão a ser por dutovia, envelopada em concreto. Serão seis dutos de 150mm de diâmetro para a rede de energia elétrica e três de 75mm de diâmetro para as redes de lógica e telefonia. Lopes observou que a distribuição por vias áereas tem ocasionado rupturas devido à exposição às intempéries. E como atualmente está sendo lançado o Porto sem Papel, se fazem necessárias medidas para evitar riscos de rupturas. "Este projeto foi pensado para que não se tenha problemas nos próximos 25 anos", ressaltou.

Quanto ao piso do Porto Novo, que já tem 90 anos, passará por repavimentação. Esse contrato prevê que essa repavimentação será com pavimentação asfáltica e micro asfalto. Posteriormente, depois das obras de modernização do cais, a serem iniciadas em abril de 2013, será feita pavimentação em concreto nas áreas de movimentação de cargas, com a mesma estrutura a ser empregada na construção do cais novo. A ordem de início da obras contratadas ontem está prevista para dezembro deste ano, sendo que a execução deverá começar pelo processo das galerias.

A modernização abrangerá um total de 1.125 metros de cais e possibilitará o aumento do calado do Porto Novo de 10 para 14 metros. Esta ampliação do calado proporcionará aumento na movimentação de navios e cargas no cais público. O edital de licitação para a modernização do cais deve ser lançado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) até 10 de dezembro e a estimativa é que as obras se iniciem em abril de 2013.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira