O leilão de três áreas portuárias da Portos do Paraná (PR), marcado para esta quarta-feira (30) na B3, em São Paulo (SP), registra 16 propostas apresentadas — seis para a área PAR15 e cinco para cada uma das áreas PAR14 e PAR25. De acordo com a Portos do Paraná, trata-se do maior número de participantes em um leilão público de terminais portuários na história da Bolsa de Valores.
As áreas em disputa são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, como soja, milho e farelo, com contratos de concessão de 35 anos e investimentos previstos de R$ 2,2 bilhões. Os terminais, classificados como projetos brownfield, somam 169 mil metros quadrados no Porto de Paranaguá.
PUBLICIDADE
A expectativa da autoridade portuária é que, com a conclusão dos leilões, a Portos do Paraná se torne a primeira autoridade portuária pública do Brasil a ter 100% de sua área regularizada, todas chanceladas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além de atrair investimentos, a Portos do Paraná considera que o certame reforça a posição do porto como referência nacional em gestão portuária, consolidando seu papel estratégico no comércio exterior.