O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) anunciou na última sexta-feira (22) que será realizado no próximo dia 22 de outubro na B3, a bolsa de valores de São Paulo, o leilão para concessão do canal de acesso ao Porto Paranaguá, no Paraná. A outorga, que será a primeira relativa a um canal de acesso de um porto público brasileiro, envolve investimentos estimados em R$1 bilhão. No mesmo dia e também na B3, informou o Ministério, serão leiloados três terminais portuários, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e outro em Maceió, em Alagoas.
Segundo o Mpor, o processo de licitação foi aprovado pelo Tribunal de Costas da União (TCU) e encaminhado em junho para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Este será o primeiro leilão de canal de acesso de um porto público no Brasil, que vai ampliar a capacidade das operações e a movimentação portuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que Paranaguá é o segundo maior porto do Brasil e da América Latina, depois do Porto de Santos.
PUBLICIDADE
Ele explicou que os critérios previstos para o leilão de Paranaguá servirão de modelo para outros leilões de canal de acesso que serão realizados ainda em 2025. Na lista, estão o do Porto de Santos, em São Paulo, o do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, o do Porto da Bahia e o do Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério, o processo do Porto de Itajaí está em processo de encaminhamento para a análise do TCU.