Receba notícias em seu email

MSC

LHG embarca 16 barcaças empilhadas transversalmente em terminal da Atem

O terminal de uso privado (TUP) da Atem em Belém (PA) realizou, de 8 a 24 de outubro, uma operação inédita na navegação sul-americana: o embarque de 16 barcaças empilhadas transversalmente. Elas foram colocadas a bordo de um cargueiro da armadora AAL Hamburg, dando início ao transporte de embarcações destinadas à Hidrovia Paraguai–Paraná, que integrarão a frota fluvial da LHG Logística, empresa do grupo J&F.

A administração do terminal explicou que, para a elevação das embarcações, usou guindastes de alta precisão capazes de içar cada barcaça de aproximadamente 380 toneladas e que a escolha de Atem deveu-se a sua infraestrutura e localização. Além disso, contribuíram para a escolha o fato de o porto ter certificações nacionais e internacionais de segurança portuária, como o ISPS-Code (International Ship and Port Facility Security Code).


PUBLICIDADE



Segundo a empresa, equipes da Atem Distribuidora e da Navemazônia, braço fluvial do grupo, trabalharam de forma integrada na operação e tiveram o apoio e supervisão de órgãos como a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e a Receita Federal, além de consultores navais e engenheiros portuários.

O projeto de construção das barcaças, financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) e com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é parte do investimento para ampliação da frota da LHG Mining usada para escoar o minério de ferro produzido em Corumbá. A rota considerada estratégica para a competitividade utiliza a hidrovia Paraná-Paraguai para levar a produção até o terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai, onde é carregada em navios de longo curso para exportação.

“Acompanhamos a operação todos os dias, para que tudo saísse perfeito. Como as balsas têm convés aberto, até a chuva era uma preocupação, então precisávamos assegurar que estavam em condições ideais para serem içadas. O time da Navemazônia garantiu que as balsas estivessem na posição e na ordem exata para carregamento”, detalhou Ewerton Camurça, chefe da base da Atem em Belém.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira