Com todo o otimismo do agricultor em relação ao crescimento da produção de milho do Estado de Mato Grosso, que já é o segundo maior do País, perdendo somente para o Paraná, a expectativa do estado é plantar mais de 3 milhões de hectares até 2014, ante os 2,2 milhões esperados para 2011.
Contudo Paulo Molinari, analista da Safras & Mercado, acredita que nem tudo são flores em relação ao crescimento do MT, já que com o aumento da produção de milho o governo teria que continuar auxiliando o setor, para que não dependa do mercado internacional.
"Se Mato Grosso continuar plantando desta forma o governo precisará continuar dando assistência ao estado para que o milho seja escoado. A menos que o mercado internacional dê condições mais altas de preços, que viabiliza a produção de MT sem a ajuda do governo", afirma.
Molinari também teme que esse crescimento possa afetar outros estados produtores de milho. "Em condições normais o Mato Grosso pode até chegar a uma área de 3 milhões de hectares mas vai ter problemas de comercialização, e isso deve afetar os demais estados, e suas comercializações", finalizou o especialista.
Fonte: DCI
=============
PUBLICIDADE