Navalshore 2024

Lula ressalta necessidade de a PB ter porto de águas profundas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante visita ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco, no município paraibano de São José de Piranhas, destacou a necessidade de a Paraíba ter um Porto de Águas Profundas, projeto já iniciado pelo governador José Maranhão (PMDB) e que se encontra em fase de estudos. “É preciso ver a possibilidade de um grande porto na Paraíba”, declarou, lembrando que a Paraíba possui o Porto de Cabedelo, “mas que não é um porto de águas profundas, portanto, não pode pegar um grande navio”.

Sobre a tese defendida pelo governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB), de que a Paraíba não necessitaria de um Porto de Águas Profundas pela proximidade do Porto de Suape, no vizinho Estado de Pernambuco, o presidente Lula foi claro: “Nós temos uma Secretaria Especial de Portos. Se a Paraíba tiver um projeto do porto, não será um secretário que vai dizer que não precisa de porto. Se tiver um projeto apresentado à Secretaria, ele vai estudar, porque nós temos interesse em fazer estaleiros, fazer portos”.

Em rápida entrevista à imprensa, Lula ressaltou ainda que quantos mais portos o Brasil tiver, para receber navios de grande calado, “melhor para nós”. O petista chegou ao Lote 14, onde estão as obras do túnel Cuncas I, por volta das 9h50 desta terça-feira (14.10). O Cuncas I é considerado o maior túnel para transporte de água da América Latina, com cerca de 15 km de extensão e que percorre quatro municípios - Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).

Ainda durante o discurso a uma plateia de convidados, Lula defendeu outra bandeira do governador José Maranhão: um ramal da Ferrovia Transnordestina na Paraíba. “O que foi feito até agora foi a espinha principal. Agora, tem de fazer as espinhas verticais ligando todos os Estados do Nordeste”, afirmou o presidente.

Maranhão chegou ao canteiro de obras, por volta das 9 horas, acompanhado do deputado federal eleito Benjamin Maranhão (PMDB), dos deputados estaduais Rodrigo Soares, presidente do PT na Paraíba, e Jeová Campos (PT), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Sarmento. O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) também se juntou à comitiva. Maranhão recepcionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou acompanhado do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e do ministro da Integração Nacional, João Santana.

Fonte: Click PB

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira