A Portos do Paraná informou, na última segunda-feira (19), que 507.915 caminhões passaram em 2025 pelo pátio público de triagem do Porto de Paranaguá, com aumento de 29,5% em relação a 2024 e a maior marca registrada. De acordo com a companhia, no local, que tem 330.000 metros quadrados (m²) e 1.000 vagas de estacionamento, são feitos a organização, a classificação e o direcionamento dos granéis sólidos vegetais embarcados em navios.
A empresa informou ainda que no ano passado foi registrada a maior movimentação em período de 24 horas, com 2.523 caminhões carregados de grãos e farelos entre os dias 21 e 22 de julho. O número foi 4% maior que o recorde anterior, em julho de 2023, com 2.456 veículos.
PUBLICIDADE
Segundo a Portos do Paraná, o fluxo de caminhões é controlado pelo sistema Carga Online, que informa às empresas o dia e a janela de horário em que o veículo pode acessar a área de triagem, o que evita paradas desnecessárias, filas ou lentidão no tráfego. O sistema é usado também para a destinação dos caminhões aos terminais exportadores, mitigando impactos no trânsito da região portuária.
De acordo com dados da Portos do Paraná, a soja foi o produto mais movimentado no ano passado no Porto de Paranaguá e cerca de 61% dos caminhões que passaram pelo pátio de triagem estavam carregados com ela. O farelo de soja ficou em segundo lugar, com 24,5% da movimentação de veículos, e o milho em terceiro. Os meses de março e julho registraram os maiores números de veículos.
A empresa apontou ainda a maior capacidade de embarque dos navios em uma única operação como fator determinante para o aumento do trânsito de caminhões. Segundo a Portos do Paraná, o aumento do calado operacional do terminal, de 13,1 metros para 13,3 metros, permitiu o aumento médio de até 1,5 mil toneladas por embarcação.


















