Receba notícias em seu email

MSC

Marataízes terá Audiência Pública da Ferrous

A administração estuda ainda a contratação de uma empresa especializada em gestão ambiental para a análise dos documentos encaminhados.

Marataízes garantiu o direito a uma Audiência Pública

O município de Marataízes que havia ingressado com um processo administrativo junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA, a fim de garantir a realização de uma Audiência Pública no balneário, para discussão da implantação da Planta de Filtragem e Terminal Portuário Privativo para Embarque de Minério de Ferro da empresa siderúrgica Ferrous em Presidente Kennedy, recebeu essa semana uma resposta positiva do instituto ambiental quanto à realização da Audiência Pública, marcada para ser realizada no próximo dia 20.

Com essa ação, a Administração de Marataízes garantiu para a população local a possibilidade de melhor discutir a implantação do empreendimento e seus impactos, tanto os na economia, quanto os no meio ambiente local.

Além do estudo a ser realizado pelos técnicos da Municipalidade, a administração estuda a possibilidade da contratação de uma empresa especializada em gestão ambiental para a análise dos documentos encaminhados.

A principal preocupação da municipalidade é em relação aos impactos nos cursos d´agua, da ocorrência de emissão de poluentes na atmosfera, da dragagem e lançamentos de detritos industriais no ambiente marinho, bem como na afetação de determinados setores econômicos, tais como o da pesca.

O objetivo é verificar se medidas mitigatórias e compensatórias sugeridas no Estudo de Impacto Ambiental, são suficientes e adequadas aos impactos que advirão com o empreendimento.

Por fim, outro fator que tem despertado enorme preocupação ao Poder Público local é quanto a possibilidade, a exemplo do que já aconteceu no Espírito Santo e em outros Estados em instalações de empreendimentos similares, vir a ocorrer durante o período de instalação da empresa uma imigração descontrolada e em grande quantidade de trabalhadores oriundos de outras localidades, o que certamente causaria um descontrole dos serviços públicos, aumento do nível de pobreza e violência.

Para o Prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal, é importante que a comunidade aproveite esta oportunidade criada pela Administração, comparecendo e aprofundando o debate acerca da implantação da siderúrgica.

Fonte: Marataízes


PUBLICIDADE








Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira