Em reunião com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras, o Capitão-Tenente, Luiz Carlos, em nome do Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Odilon Leite de Andrade Neto, explicou que há o interesse entre o Governo de Roraima, Prefeitura de Caracaraí e Capitania dos Portos de Manaus para instalação de uma Agência em Roraima.
O lugar seria no próprio município de Caracaraí, onde existe maior tráfego de embarcações de pequeno e médio porte. O projeto contemplaria a doação de dois terrenos, um para a criação da Agência de Capitania dos Portos e o outro para moradia dos militares.
O Capitão-Tenente, Luiz Carlos, explica que com a instalação desta agência, a comunidade ganharia com os aspectos de legalização de embarcações, orientação para navegação segura, formação de aquaviários bem como a fiscalização ostensiva nos rios navegáveis da região, visando principalmente a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.
O secretário Haroldo Amoras explicou os benefícios que uma agência traria a Roraima, em especial ao Baixo Rio Branco, “a localização no município de Caracaraí é estratégica por termos ali nosso porto fluvial, além de ganharmos com a constante presença da Marinha na fiscalização de embarcações e navegabilidade”, disse.
Segundo o capitão, a presença da equipe em Roraima atende ao Programa de Segurança da Navegação instituída pela Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, que tem o propósito em orientar as pessoas para uma navegação segura, “a presença eventual no Estado de Roraima ainda está longe do ideal, contudo, com a criação da Agência da Capitania dos Portos em Caracaraí a presença como órgão orientador e fiscalizador seria 365 dias no ano”, disse.
A Marinha está em Roraima para emissão de carteiras de Arrais Amador e para ministrar o curso de Formação de Aquaviários.
Fonte: BV News
PUBLICIDADE