O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu nesta quinta-feira (16) a visita do Superintendente de Portos e Transporte da Colômbia, Juan Miguel Durán Prieto. O encontro, proposto por representantes daquele país, ocorreu no intuito de apresentar ao Ministro brasileiro, alguns arranjos institucionais e aprimoramentos nos marcos legais , projetos pilotos que a Colômbia está realizando em seus portos, além de conhecer melhor projetos como o Porto Sem Papel (PSP) e Carga Inteligente.
A intenção do Superintende é de avaliar os principais entraves em países que tem investido nos últimos anos no setor portuário, a exemplo do Brasil, fazer uma comparação com a situação atual e futuramente selar alguma troca de parceria. Juan apresentou o sistema de seu país formado por 78 portos com 30% para uso público. Falou ainda da exportação de carvão, banana e petróleo, e um porto turístico para cruzeiros em Cartagena de Índias.
Juan Miguel destacou o aproveitamento de recursos naturais e as vantagens de sua estratégica posição. Segundo ele, o país construiu uma moderna infraestrutura que lhe permite ter um desenvolvimento sustentável e competir eficientemente nos mercados internacionais.
Fonte: SEP
PUBLICIDADE