O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) registrou um aumento de 39% na produtividade operacional entre setembro e outubro de 2024, resultado das modernizações concluídas até agosto. Essas melhorias reduziram em 18% o tempo médio de permanência das embarcações, aumentando a rotatividade e a capacidade de atendimento, além de gerar um crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.
A Log-In Logística Integrada, administradora do terminal, investiu R$ 48 milhões em 2024 para implementar um projeto de retrofit que modernizou os guindastes Ship-to-Shore (STS) com sistemas de automação avançados, como o Crane Management System (RCMS), Twin de Vazio, Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e sistemas de pesagem integrados. Essas tecnologias aumentaram a confiabilidade e eficiência das operações. Futuramente, o TVV incorporará sistemas de operação remota (RCOS) e o Simocrane TPS (Truck Positioning System).
PUBLICIDADE
O terminal também conta com guindastes Mobile Harbor Crane (MHC) que operam com energia elétrica de fontes renováveis, alinhados aos princípios ESG, contribuindo para a redução de emissões de carbono e o impacto ambiental. As iniciativas consolam o TVV como referência em inovação e sustentabilidade, fortalecendo sua capacidade de atender demandas logísticas nacionais e internacionais, enquanto impulsiona o desenvolvimento econômico regional. A Log-In Logística Integrada possui uma frota de nove navios porta-contêineres e uma rede de transporte rodoviário que integra serviços de cabotagem e distribuição terrestre.