Ecobrasil

Molhe Oeste é liberado para vagoneteiros e público

As obras de prolongamento dos Molhes da Barra do Rio Grande estão prestes a serem concluídas. No molhe Oeste, localizado do lado do Cassino, a ampliação já foi terminada, o canteiro de obras e as máquinas foram retirados do local e na sexta-feira o acesso ao longo braço de pedra foi liberado. Os vagoneteiros voltam a oferecer passeios de vagoneta pela plataforma da estrutura.

Na última quinta-feira, à tarde, foi formalizada a entrega parcial das obras, que é a ampliação do molhe Oeste. Em reunião realizada na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), foi assinado o termo de entrega e recebimento, formalizado pelo consórcio executor do serviço (Consórcio CBPO, Pedrasul, Carioca e Ivaí), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Suprg.

Conforme José Evânio Figueiredo, fiscal das obras pela SEP, considerando a necessidade de os vagoneteiros retornarem ao trabalho, foi decidida a liberação do acesso ao molhe Oeste para eles e também para os pescadores amadores, turistas e demais interessados. Este molhe, que tinha extensão de 3,16 quilômetros, foi aumentado em 700 metros, ficando com 3,86 quilômetros. Este prolongamento consumiu 950 mil metros cúbicos de pedras, 1.555 tetrápodes (blocos de concreto) de oito toneladas e 2.888 tetrápodes de 12,5 toneladas. Neste molhe, além da ampliação, foram recolocados os trilhos pelos quais se deslocam as vagonetas e recuperada a plataforma de concreto da estrutura. Na sexta-feira, vagoneteiros já estavam no local retomando suas atividades, além de outros usuários.

No molhe Leste, localizado do lado de São José do Norte, cuja extensão era de 4,2 quilômetros, o prolongamento é de 370 metros, mas não está concluído. Ainda falta a execução de 14 metros para chegar à extremidade estabelecida no projeto. Figueiredo diz que o molhe Leste está sujeito à ação mais violenta do mar, o que dificulta o trabalho, por isso o atraso. A expectativa é que as condições de mar melhorem com a proximidade do verão e o consórcio consiga terminar o aumento deste molhe até meados de dezembro, finalizando as obras de ampliação como um todo. A previsão anterior era concluí-las em fevereiro deste ano.

O prolongamento dos Molhes da Barra teve início em 2001, foi interrompido em dezembro de 2002 e retomado em junho de 2008. O valor total das obras está em torno de R$ 580 milhões, de acordo com Figueiredo, recursos aplicados pelo Governo Federal.

Fonte: Jornal Agora (RS) Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira