Os portos de Santa Catarina registraram um crescimento de 5,96% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando mais de 31,1 milhões de toneladas. O destaque foi para o Porto Itapoá, que apresentou um aumento de 25,3% em relação ao ano anterior, segundo dados da Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esse crescimento superou a média nacional, que foi de 4,28% no período.
Entre as cargas movimentadas, as conteinerizadas lideraram com 13,6 milhões de toneladas, seguidas por petróleo e derivados (4,4 milhões de toneladas), soja (4,4 milhões de toneladas), ferro e aço (2,3 milhões de toneladas), fertilizantes (1,3 milhões de toneladas) e milho (841 mil toneladas). A navegação de longo curso também registrou crescimento, com aumento de 4,8%. As exportações e importações aumentaram 8,2% e 21,6%, respectivamente.
PUBLICIDADE
O Porto de São Francisco do Sul foi o que movimentou o maior volume de cargas no período, com 8,7 milhões de toneladas, seguido pelo Porto Itapoá (6,5 milhões de toneladas), Portonave (6,4 milhões de toneladas), Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (4,4 milhões de toneladas) e Porto de Imbituba (4,3 milhões de toneladas). Outros portos e terminais do estado somaram 575 mil toneladas.