A movimentação de granéis líquidos, óleo de soja e álcool, pelo Porto de Paranaguá apresentou alta de 45% no mês de abril. Foram 448 mil toneladas de produtos, contra 308 mil no mesmo período do ano passado. Considerando a soma do quadrimestre, o resultado foi de um milhão e seiscentos mil toneladas de líquidos, volume 26% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Ontem, quarta-feira, o departamento de estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Appa, ao divulgar a movimentação geral de cargas nos Portos do Paraná de janeiro a abril deste ano. Comparado com os primeiros quatro meses do ano passado, o volume movimentado é 7% maior, totalizando 13 milhões de toneladas movimentadas. Segundo o diretor empresarial do Porto, Lourenço Fregonese, a alta no preço do dólar tem incentivado as exportações.
O grande responsável pela alta na movimentação dos granéis líquidos foi o óleo de soja. Considerando as exportações da empresa Cattalini, a principal operadora de granéis líquidos no Porto de Paranaguá, no primeiro quadrimestre de 2012, a exportação de óleo de soja apresentou alta de 50% em relação a 2011. No que se refere às exportações de óleo de soja, os principais mercados compradores são a Índia e a China.
Os números da Appa ainda indicam aumento na movimentação de outras cargas. Entre os granéis sólidos, um dos destaques é do milho, cuja exportação foi 47% maior nos primeiros meses deste ano em comparação ao primeiro quadrimestre do ano passado, totalizando 626 mil toneladas.
Fonte: Agência Paraná
PUBLICIDADE