A movimentação do Porto de Itajaí (SC) cresceu, de janeiro a agosto de 2025, 127% e já é maior do que a registrada em todo o ano passado. De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram movimentadas nos oito primeiros meses deste ano 2,5 milhões de toneladas, mais que o dobro das 1,1 milhão de toneladas de 2024.
Esta semana, o Ministério de Portos e Aeroportos apresentou o cronograma de arrendamento definitivo do porto, cuja modelagem técnica está em processo acelerado para ser enviada em novembro à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, o MPor previu para o início de 2026 a concessão do canal de acesso.
PUBLICIDADE
A pasta anunciou também o início do processo de criação da Companhia Docas de Santa Catarina. Segundo o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, o objetivo de ter a nova autoridade portuária é a modernização do terminal para aumentar sua eficiência logística e capacidade de movimentação de cargas.
O diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, lembrou que em 2023, por causa da paralisação das atividades do porto, a agência reguladora optou por um contrato transitório para retomar os serviços. “Agora, é o momento de darmos o próximo passo: realizar o leilão do contrato definitivo, garantindo novos investimentos”, afirmou Dias.

















