A Wilson Sons registrou um crescimento no Tecon Rio Grande (RS) durante os primeiros nove meses de 2024. Nesse período, o terminal movimentou 616.581 TEUs e 351.983 contêineres, representando um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2023. As exportações cresceram 10%, impulsionadas principalmente pelo transporte de madeira, celulose e utensílios domésticos. As importações também mostraram um desempenho sólido, com alta de 17%, especialmente no desembarque de resinas, partes e peças, e plásticos. O setor de transbordo, por sua vez, foi o que mais se destacou, registrando um crescimento impressionante de 335% ao longo do ano.
O aumento do transbordo foi impulsionado, em parte, pelas novas operações das linhas FIL (Far East-India-Latin America Service) da Hyundai Merchant Marine (HMM) e RBM (Rio Grande-Buenos Aires-Montevidéu) da Bengal Tiger Line (BTL). Essas rotas concentraram cargas na região do Prata, favorecendo a elevação dos volumes de transbordo de e para essa área. Setembro de 2024 foi um mês considerado histórico para o terminal, com a movimentação de 79.997 TEUs e 45.140 contêineres, crescimento de 45% em relação ao mesmo mês de 2023. Além disso, os transbordos aumentaram 498%, e as importações subiram 32%, consolidando setembro como o melhor mês da história do Tecon Rio Grande.
PUBLICIDADE
O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, destacou que o objetivo tem sido aprimorar a eficiência dos serviços prestados aos embarcadores do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, estabelecendo novas marcas para a logística marítima no Cone Sul. Ele ressaltou que o terminal está preparado para receber embarcações classe New Panamax e operar até 1,4 milhão de TEUs, mantendo-se como uma das principais alternativas para o transbordo na América Latina.