ITAJAÍ - As operações no Porto de Itajaí começam a andar em ritmo normal. Mesmo antes de 2010 terminar, a movimentação já supera a marca de 2008. Os bons resultados só tendem a melhorar. Ainda nesta semana entra em funcionamento o Berço 2, inaugurado em setembro, que para ser usado dependia da finalização da retroárea.
A retroárea, que servirá para armazenar contêineres, foi construída pelo APM Terminals/Teconvi, empresa arrendatária do Porto de Itajaí.
– Nós já temos para esta semana escalas de navios para o Berço 2, mas não podemos precisar data e horário porque dependemos das condições climáticas, como maré, por exemplo – disse o Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos.
Com os dois berços em funcionamento, a administração do Porto de Itajaí pretende recuperar o prejuízo financeiro sofrido com a enchente de novembro de 2008, quando as estruturas foram totalmente destruídas.
– Com a retroárea e os berços, agora nós temos mais opções para oferecer aos nossos armadores. Se houver carga, e isso eu sei que tem, nós vamos conseguir aumentar a nossa movimentação no próximo ano – acredita Ayres.
O superintendente revelou que 2010 deve fechar com movimentação aproximada de 950 mil contêineres no Complexo Portuário, que inclui os portos de Itajaí e Navegantes. Para o próximo ano, com Itajaí operando com quatro berços e Navegantes com três, a expectativa é ultrapassar a marca de 1 milhão de contêineres movimentados.
Eclésio Silva, Presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (Sindasc), resume a retomada normal da movimentação portuária de Itajaí, como crescimento na economia estadual, gerando mais emprego e renda.
– Agora com os berços recuperados, Itajaí terá como investir em estrutura operacional, como novos equipamentos. Essa qualificação torna o nosso porto mais uma vez competitivo.
Fonte: Jornal de santa Catarina/PATRÍCIA AUTH
PUBLICIDADE