A movimentação de granéis pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá cresceu 12,59% nos primeiros oito meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2011. Balanço divulgado semana passada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) indica que foram exportadas de janeiro a agosto 11,4 milhões de toneladas. Em agosto, o volume de grãos exportado pelo complexo foi 16,65% maior que o registrado no mesmo mês de 2011, o que representa um acréscimo de 1,7 milhão de toneladas.
Pelo Corredor, o Porto de Paranaguá exporta principalmente soja, milho e farelo. Dos três granéis, o milho é o que apresenta maior crescimento. Considerando apenas o mês de agosto, o volume exportado da commodity mais que dobrou. Em 2011, foram pouco mais de 367 mil toneladas de milho exportadas. Em agosto deste ano, 734,5 mil. No acumulado de 2012, o volume total de milho escoado por Paranaguá foi de quase 1,4 milhão de toneladas - 26,29% a mais que no mesmo período no ano passado.
''Estamos trabalhando intensamente junto aos intervenientes privados no sentido de sincronizar as operações para dar conta da super safrinha de milho'', afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Soja
De janeiro a agosto deste ano, o volume de soja exportado passou de 6 milhões de toneladas, superando em 15,12% o registrado nos primeiros oito meses de 2011. Em relação ao farelo de soja, o aumento registrado foi de 13,53%. Nos oito primeiros meses deste ano, foram exportados por Paranaguá mais de 3,5 milhões de toneladas do produto. Em 2011, o volume foi de 3,1 milhões.
Seguindo a sazonalidade e o resultado das safras, açúcar e trigo também são exportados pelo Corredor de Exportação. Os terminais - já desabastecidos de soja e farelo - dão espaço a esses outros dois produtos.
Em relação ao trigo, em 2011 houve embarque nos meses de janeiro, fevereiro, março e junho, somando mais de 559 mil toneladas do produto. Este ano, o trigo foi embarcado pelo Corredor nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e junho, mas em menor volume: apenas 434 mil toneladas ou 22,35% a menos que no ano passado.
Quanto ao açúcar - cujo embarque também é realizado por outros berços - em janeiro de 2011 foram embarcadas quase 103 mil toneladas pelo Corredor. Este ano, ainda não houve embarque do produto pelo complexo.
Corex
O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá é o conjunto de dois terminais públicos e sete privados, com silos horizontais e verticais - com capacidade estática de quase um milhão de toneladas - interligados a seis shiploaders que operam exclusivamente grãos para exportação, nos berços 212, 213 e 214. É o único, deste porte, no Brasil.
Fonte: Folha de Londrina,PR
PUBLICIDADE