O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou, na última segunda-feira (15), em Brasília, o termo de compromisso para repassar cerca de R$ 12 milhões que serão usados na pavimentação de 1,2 km de vias de acesso e da área interna do Porto de Santana, no Amapá. O terminal, na Foz do Rio Amazonas, na cidade de Santana, a 18 quilômetros da capital Macapá, é o principal porto do estado e responsável pelo escoamento da produção local, que chega pela Estrada de Ferro Amapá.
Com dois píeres, de 200 e 150 metros de extensão, com 21,6 metros de largura cada um e calado de até 11,5 metros, o terminal é usado para movimentação de minério de ferro, madeira, soja, milho, manganês, fertilizantes e alimentos. O porto é administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA), vinculada à Prefeitura Municipal de Santana.
PUBLICIDADE
Costa Filho definiu o Porto de Santana como estratégico para a região e disse que as obras de pavimentação vão oferecer condições modernas e competitivas para melhorar o seu desempenho e impulsionar o setor produtivo amapaense. “Com essa obra, vamos oferecer condições para gerar empregos e garantir que o Amapá ocupe seu lugar como polo de desenvolvimento regional”, afirmou.