Mais um navio boiadeiro está na região. Trata-se do cargueiro Ocean Shearer, que chegou à Barra de Santos no último sábado (3) . Mas ele não atracará no complexo marítimo. Seu destino é o Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
A embarcação, que tem bandeira de Cingapura, fará uma operação de embarque de 8 mil animais. Conforme apurado pela Reportagem, o cargueiro seguirá para São Sebastião mas, antes, fundeou na Barra de Santos para fazer reparos.
PUBLICIDADE
Sua operação no Litoral Norte será semelhante à do navio Nada, que deixou o cais santista na madrugada desta segunda-feira (05). Esse tipo de embarque é frequente em São Sebastião, que tem outros carregamentos de bois programados para os próximos dias.
Um deles está previsto para esta quarta-feira (07), quando o navio Girolando Express espera receber 4.800 bois. Há ainda uma outra operação agendada para o dia 14, com a exportação de 6.500 cabeças de gado.
No entanto, por força de uma determinação judicial, todos os embarques de animais vivos para o abate estão suspensas no País. A decisão foi tomada pelo juiz Djalma Moreira Gomes, em caráter liminar, após críticas de ativistas, que apontaram maus-tratos aos animais que haviam embarcado no navio Nada, no cais santista.
Mas na noite do último domingo (04), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) revogou decisão e determinou que a embarcação deixasse o cais rumo à Turquia. A partida aconteceu com cinco dias de atraso.
Fonte: A Tribuna