O navio MSC Nederland com carga de mercúrio, que precisou atracar emergencialmente no Porto de Salvador, na sexta-feira (3), deixou a capital baiana na tarde de domingo (5), segundo informações da Companhia das Docas da Bahia (Codeba).
De acordo com o órgão, o vazamento de mercúrio na embarcação, que passava pela Bahia em direção à cidade de Kingston, na Jamaica, foi controlado na manhã de sábado (4). Segundo a Codeba, apenas a área interna do navio foi afetada e não havia possibilidade de acesso do mercúrio à terra ou às águas da Baía de Todos os Santos.
A Codeba informou ainda que a embarcação foi autorizada a atracar no cais do Porto de Salvador para que fosse realizada averiguação do problema. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram avisados sobre o caso e um comitê foi instaurado para medir a extensão do incidente.
O vazamento pode ter sido causado por problemas no tambor do navio e, por isso, foi inserido um container vazio na embarcação para receber o tambor e o produto, informou a Companhia. Segundo a Codeba, os resíduos foram transferidos para o novo container, que foi lacrado para liberação da viagem.
Fonte: G1
PUBLICIDADE