MSC

Novo anel ferroviário vai ligar o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu

Salvador - Antiga reivindicação dos moradores de Camaçari e região, o anel ferroviário passa a ser uma realidade com a assinatura, ontem (22), no município, da ordem de serviço para construção do equipamento ligando o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu, encurtando o trecho em 29 quilômetros. A intervenção acaba com o transporte de cargas perigosas dentro do município e resolve um problema antigo no trânsito da cidade, que convive com uma linha férrea que passa dentro do município. A previsão é de que o novo trecho fique pronto em 18 meses.

Foram aprovados recursos, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de R$ 100 milhões, para construção dos 18,68 quilômetros do novo contorno que vai garantir mais segurança para os moradores, reduzindo o risco de acidentes com produtos químicos.

O Polo é o principal gerador de carga ferroviária do estado, com 6,4 mil toneladas circulando diariamente – quatro mil toneladas dessa carga de produtos tóxicos. A construção do contorno ferroviário vai gerar cerca de dois mil novos empregos diretos e indiretos em Camaçari e nas cidades adjacentes (Simões Filho e Candeias).

“É a recuperação de toda a malha ferroviária que tinha sido abandonada durante décadas no Brasil. Entendemos que a infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento e para pacificar os núcleos urbanos, e acreditamos que a obra vai aumentar a velocidade do transporte, além de tranquilizar a cidade, já que vamos tirar o transporte de cargas pesadas e perigosas do centro de Camaçari”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele disse que, melhorando a logística, a competitividade vem a reboque.

Fonte:Jornal da Mídia

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira