O Porto de Itaguaí recebe e escoa cerca de 11 mil toneladas de mercadorias por dia
O Porto de Itaguaí acaba de completar 18 anos com fôlego para uma vida longa. Quarto maior do país em movimentação, entre 37 portos públicos nacionais, ele recebe e escoa pela Baía de Sepetiba cerca de 400 contêineres diariamente, totalizando 11 mil toneladas de mercadorias, aproximadamente. E os números tendem a se tornar mais expressivos nos próximos anos.
A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) já se estabeleceu no local. A Marinha se prepara para montar quatro submarinos convencionais até 2016 e um nuclear até 2020, o primeiro do Brasil. A LLX, do todo-poderoso Eike Batista, também está fincando um terminal de mineração por ali. Para Peter Wanke, coordenador do Centro de Estudos em Logística do Instituto da Coppead/UFRJ, o Porto de Itaguaí pode, inclusive, tornar-se mais importante que o do Rio:
— No caso do Porto do Rio, a cidade cresceu muito à sua volta, o que dificultaria uma expansão, se necessária. Com o aumento do volume de movimentação de carga, reflexo do crescimento do PIB e de novos negócios, como a chegada da CSA, é natural que o Porto de Itaguaí assuma uma importância maior que o do Rio.
O inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí, Marcos Augusto Xavier / Felipe Hanower
O inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí, Marcos Augusto Xavier, também aposta nesse crescimento.
— As intenções de investimento são muito grandes. Só a CSA gerou 3.500 empregos diretos e outros 350 mil indiretos. Se somarmos os investimentos da Marinha e da LLX, devemos chegar ao mesmo patamar de postos de trabalho. O Porto de Itaguaí já é o quarto em movimentação no país, atrás dos portos do Rio, de Santos e de Vitória — diz ele, que acaba de completar dois meses no cargo.
Segundo Xavier, a Receita estima que o valor das mercadorias importadas deve chegar, este ano, a US$ 4,9 bilhões. Já a soma das exportações pode alcançar US$ 9,8 bilhões.
Fonte:Bairros.com/Felipe Hanower
PUBLICIDADE