Receba notícias em seu email

Navalshore

PAC assegura recursos para dragagem no Porto de Maceió

Incentivo ao turismo também está fazendo do Porto uma das principais portas de entrada do segmento no Nordeste

O Porto de Maceió começa a se preparar para as obras de dragagem que irão aprofundar o calado existente de 10,5 m para 12,5 m . Os recursos estão previstos no Programa de Aceleração de Crescimento – PAC. A Secretaria de Portos- SEP já iniciou os levantamentos preliminares que irão nortear as etapas de concepção e execução do projeto. Os levantamentos batimétricos já foram realizadas e a prospecção geológica deverá ser iniciada logo após a conclusão do processo licitatório, cujo edital encontra-se em fase final de elaboração.

O administrador substituto do Porto de Maceió, Roberto Leoni, diz que a dragagem vai fortalecer o trabalho comercial que está sendo desenvolvido para garantir a presença de novas empresas nas áreas e instalações portuárias disponíveis. “Após a conclusão dos serviços, o Porto de Maceió será capaz de incrementar substancialmente o rendimento das operações dos navios graneleiros, passando da média atual de 40.000 tpb para 60.000 tpb”, acrescenta Roberto Leoni.  Além das ações estruturantes, uma série de medidas técnico-administrativas focadas na otimização dos resultados das operações portuárias, estão ampliando os horizontes do Porto de Maceió.

Além do projeto de aprofundamento, o incentivo ao turismo também está fazendo do Porto uma das principais portas de entrada do segmento no Nordeste.  Exemplo disso foi o sucesso da temporada de navios de cruzeiro marítimo 2011/2012. “Pela primeira vez, na história do Porto de Maceió, os passageiros puderam desfrutar de um espaço receptivo capaz de acolhê-los com conforto, distinção e profissionalismo”, observa o administrador. Desenvolvimento, sustentabilidade, empreendedorismo e gestão representam as metas adotadas e que estão estimulando a exploração de novos ramos de negócio como o offshore.

O administrador substituto Roberto Leoni afirma que o Porto possui plenas condições de atrair empresas desse segmento, pois o mercado de óleo e gás está em expansão com as recentes descobertas de petróleo na camada de pré-sal. Boa parte desse crescimento dependerá do vigor das empresas de bens e serviços que atendem a essa cadeia. “Em breve, além das tradicionais exportações de açúcar, teremos aqui grandes empresas especializadas atuando fortemente na montagem de módulos e em operações contínuas de suprimento de navios-sonda e plataformas. Quem viver verá essa nova realidade, um novo Porto de Maceió” conclui Leoni.

Fonte:Tribuna Hoje






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira