A gerente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Pará (CDP), Margarida Azevedo, abriu nesta terça-feira (4), no auditório da ANTAQ, em Brasília, o ciclo de palestras da Semana do Meio Ambiente. O evento, que terá três palestras proferidas por especialistas da área, é uma iniciativa da Gerência de Meio Ambiente, da Superintendência de Portos, e da Comissão de Coleta Coletiva Solidária da Agência.
A iniciativa foi prestigiada pelos diretores da ANTAQ, Pedro Brito (diretor-geral) e Mário Povia. Brito reafirmou o compromisso da Agência com a questão ambiental. “Essa é uma área prioritária para a ANTAQ, pois, na busca por uma maior eficiência e para se equiparar aos principais portos do mundo, nossos portos não podem prescindir da gestão ambiental”, afirmou. Ele acrescentou que o empenho da Diretoria da Agência com o desenvolvimento ambiental do setor aquaviário será um processo contínuo, permanente e renovável.
Em sua palestra, a gerente de Meio Ambiente da CDP, Margarida Azevedo, enfocou o gerenciamento de resíduos sólidos por entidades da sociedade civil. Margarida falou da experiência adotada pela companhia docas paraense a partir do modelo desenvolvido no Porto de Santarém.
O Projeto, conhecido como PEAT, é realizado em parceria com a ONG Fundação Esperança e tem como base ações de educação ambiental, além de atividades esportivas, culturais e de inclusão social das comunidades portuárias e do entorno dos portos do Estado.
O Projeto envolve desde as tripulações e os usuários das embarcações fluviais, crianças e adultos, até os taxistas que manuseiam as bagagens que chegam e saem pelos rios. “Tudo é feito com a participação da comunidade que, em sua grande maioria, é bastante carente”, destaca Margarida, informando que atualmente o projeto disponibiliza mais de 25 cursos anuais, além de palestras em escolas. "São oficinas de música, aulas de karatê e a fábrica de sabão ecológico, entre outras ações, que nos enchem de emoção e orgulho", apontou.
A CDP controla dez instalações portuárias. Entre elas, estão os portos de Vila do Conde (o maior do Estado), Santarém e Belém, e os terminais Miramar e Outeiro, onde são movimentadas boa parte das cargas que circulam na região amazônica, como combustíveis, granéis sólidos, e carga geral.
Mais palestras
A programação prossegue no dia 5, com a palestra Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, proferida pela diretora do Departamento de Apoio do órgão, Adriana Mandarino, e no dia 6, com a apresentação do coordenador geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, José Vicente de Freitas. Ele abordará o tema Educação Ambiental em Comunidades de Base.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE