O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, organização coordenada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária), realizou ontem o primeiro exercício simulado de combate a incêndio do ano. A atividade ocorreu no terminal da operadora Granel Química, na Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do complexo marítimo.
O exercício teve início por volta das 10 horas, com a simulação de um acidente com vazamento do produto inflamável de um caminhão que estava carregando no terminal. No episódio, isso provocou a liberação de gases tóxicos na atmosfera. Nesse momento, outro caminhão que também estava abastecendo deu a partida, fazendo com que a ignição desse início ao fogo.
PUBLICIDADE
De acordo com o PAM, o objetivo do exercício foi avaliar o tempo de resposta para o combate a um eventual acidente real. A atividade foi aproveitada pela Granel Química para a realização de um treinamento de resgate de ferido – no caso, um dos operadores do abastecimento do caminhão acidentado.
Participaram do exercício a brigada de incêndio do terminal, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o PAM do Porto de Santos e o Plano Integrado de Emergência (PIE) da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL), o PIE-ABTL.
Segundo o coordenador do PAM, o técnico de Segurança do Trabalho da Codesp Evandro Lourenço, o tempo de resposta foi satisfatório. Mas ressaltou que os resultados ainda serão avaliados.
Fonte: A Tribuna