Este ano, mais de cinco mil e duzentos vagões com soja, milho e farelo do Paraguai descarregaram no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Comparado aos mil e duzentos vagões de todo o ano passado, o volume aumentou mais de quatro vezes. Pelo modal ferroviário, o país descarregou, de janeiro a setembro, mais de trezentas e doze mil toneladas de grãos, 390% a mais que em 2011.
O principal produto que o Paraguai exporta, pelo Porto de Paranaguá, é a soja. Este ano, de janeiro a setembro, foram quase 4 mil vagões carregados com mais de duzentas e trinta mil toneladas do produto. No ano passado, foram apenas 394 vagões e vinte e uma mil toneladas do grão. Durante pelo menos oito anos, o porto ficou sem escoar a produção paraguaia devido às dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios.
PUBLICIDADE
Lourenço Fregonese, diretor empresarial da Appa, explicou que houve uma negociação para que o Paraguai voltasse a exportar por Paranaguá, e que essa parceria deve continuar a crescer. De acordo com Fregonese, a determinação do governador Beto Richa é que o porto volte a se destacar no país e em negócios com outros países.
De milho, neste ano, já foram 933 vagões carregados com mais de 60 mil toneladas a descarregar em Paranaguá. No ano passado, foram apenas 174 vagões e 10 mil toneladas do produto vindo do Paraguai. Este ano, porém, o Paraguai descarregou menos farelo de soja, em Paranaguá. Foram pouco mais de 17 mil toneladas. Em 2011, foram mais de trinta e duas mil toneladas do produto.
(Fonte: Agência de Notícias de Paranaguá/Fernando Lopes)