Anualmente o Porto do Pecém eleva sua movimentação em torno de 5% a 7%. Já para este ano, com a entrada do Tmut, a Cearaportos espera que o percentual atinja 15%. Pecém lidera no País exportação de frutas e calçado
Pecém movimentou 167 mil teus e 3,15 milhões de toneladas (EDIMAR SOARES) Pecém movimentou 167 mil teus e 3,15 milhões de toneladas (EDIMAR SOARES)
O Porto do Pecém abre o ano com previsão de elevar em 15% a sua movimentação. Segundo o diretor comercial Mário Lima Júnior, da Cearaportos, essa expectativa considera já a entrada em pré-operação do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) do Pecém.
O Pecém movimentou, no ano passado, 167 mil teus e 3,15 milhões de toneladas. De acordo com Mário, em 2011 a expectativa é atingir 190 mil teus e em torno 4 milhões de toneladas.
Em 2009 haviam sido movimentados 138 mil teus e 2,0 milhões de toneladas, conforme ainda a Cearaportos.
Teus é uma unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés.
O Terminal de Múltiplo Uso vem sendo construído no Porto do Pecém a fim de elevar e melhorar a sua operacionalidade.
Com o Tmut, conforme a Cearaportos, o porto eleva a sua capacidade de 200 mil para 500 mil teus por ano.
A obra vem sendo executada por um consórcio formado por Marquise e Ívia. Segundo Mário Lima, a previsão é que, em abril, o terminal entre em pré-operação e, de forma gradativa, passe a operar de forma efetiva.
Devem ser beneficiados setores de autopeças, eletros e têxtil, entre vários outros.
O Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, começou a operar em 2002, movimentando 30 mil teus e 386 mil toneladas. Houve ainda, no primeiro ano, a atracação de 167 navios. Já no ano passado foram 529 navios.
O diretor afirma ainda que, normalmente, o Pecém cresce de 5% a 7% de um ano para outro. Já com a entrada em operação do Tmut o percentual deve subir para 15%.
O Pecém lidera no País a exportação de frutas e calçados, tem terceira posição na importação de produtos siderúrgicos, ferro e aço e na movimentação de algodão.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Terminal de Múltiplo Uso deve ter uma profundidade de 18 metros, permitindo assim a atracação de navios de longo curso. O fato permite que o Ceará eleve exportações e importações por meio do Canal do Panamá, com a Ásia.
Font: O Povo (CE)/Diego Lage
PUBLICIDADE