Impulsionado pelas importações, o Terminal Portuário do Pecém movimentou, entre janeiro e julho deste ano, 2,6 milhões de toneladas (t), o que representa o maior volume de movimentação para o período e um incremento de 20% em relação aos primeiros sete meses de 2012. De acordo com a Cearáportos, administradora do Porto do Pecém, o incremento de 30% das mercadorias de importação contribuiu para que o terminal alcançasse a movimentação recorde.
Dentre os produtos importados por meio do termina, merece destaque o gás natural liquefeito, que registrou crescimento de 258% de janeiro a julho de 2013, na comparação com igual período do ano passado. Outros destaques são as importações de produtos siderúrgicos, carvão mineral, clínquer e escória de altos fornos granuladas.
Na pauta de produtos exportados por meio do Porto do Pécem nos primeiros sete meses de 2013, as frutas continuam liderando. No período, foram exportadas 40,6 mil t com destaque para o melão (26 mil t), castanha de caju (7,8 mil t), melancia (3 mil t) e manga (1,2 mil t).
Julho
No mês de julho, o Porto do Pecém movimentou 541 mil toneladas, o que representa um avanço de 44% em relação a julho de 2012 e um recorde de movimentação mensal. Mais uma vez, as importações de produtos impactaram o desempenho. Segundo a Cearáportos, as importações de cargas a granel foram responsáveis por 50% do resultado do mês de julho, com destaque para o cimento não pulverizado, denominado clínquer (72,9 mil t), carvão mineral (72,5 mil t), gás natural liquefeito (57,8 mil t), óleo combustível (35,3 mil t) e os óleos de petróleo (28,1 mil t).
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE