Porto de São Gonçalo do Amarante marcou, ainda, segundo lugar em volume de importações de ferro e aço
Após apresentar crescimento de 100% na movimentação de mercadorias nos quatro primeiros meses do ano, ante o quadrimestre inicial de 2009, o Complexo Portuário do Pecém continua em destaque nas importações e exportações entre os portos brasileiros. De acordo com dados da Secex (Secretaria do Comércio Exterior), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o porto cearense manteve a liderança na exportação de frutas e calçados, além de se estabelecer na segunda colocação nas importações de ferro fundido, ferro e aço e, ainda, de algodão.
Por meio do porto, foram exportadas 60.385 toneladas de frutas entre janeiro e abril deste ano. O valor representa uma fatia de 28% do total de embarcado pelos portos brasileiros no segmento, que é capitaneado pelo Pecém desde dezembro de 2009. Anotando a marca de 35 mil toneladas exportadas no período, o porto do Rio Grande (RS) registrou participação de 16%, seguido do porto de Natal (14%). Outro cearense, o Mucuripe aparece em quarto lugar no ranking, somando 13%.
Na setor calçadista, o porto continuou no topo, computando 9.519 toneladas e 46% de tudo que os terminais nacionais escoaram. Ainda distante da marca cearense, o gaúcho Rio Grande exportou 5.823 toneladas (28%) de calçados. O porto de Santos ficou em terceiro lugar, com 14% de participação, enquanto o Mucuripe novamente figura entre os principais, com uma fatia de 6%.
Importações
De acordo com os dados da Secex, o terminal do Pecém também teve lugar de destaque nas importações, em virtude, principalmente, da movimentação de ferro fundido e ferro e aço, a qual se situou em segundo lugar no ranking, com 306 mil toneladas (19%) trazidas para o Ceará. O valor é 403% maior do que o importado em igual período do ano passado. As importações de Santos ficaram um pouco acima, atingindo o patamar de 319 mil toneladas e anotando participação de 20%. São Francisco do Sul, Vitória e Rio de Janeiro fecham os cinco primeiros no período.
Na importação de algodão, o Porto do Pecém também figura apenas uma posição abaixo do topo, recebendo 8 mil toneladas (18%). A liderança ficou a cargo do Porto de Itajaí, cujas importações de algodão, somaram 17 mil toneladas. Completam o ranking do algodão os portos de Santos (17%), Suape (10%) e Vitória, com 5%.
No total de exportações e importações de todos os segmentos, foram transportadas, no quadrimestre, 819 mil toneladas
de mercadorias no porto, ante 409 mil registradas nos mesmos meses de 2009.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE