O diretor-geral da ANTAQ, Pedro Brito, participou, nesta última quarta-feira (4), no Senado, de audiência pública sobre o tema “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país. O senador Fernando Collor (PTB-AL) presidiu a reunião da Comissão de Infraestrutura.
Para Brito, a Lei 12.815/2013, que representou um novo marco regulatório para os portos, trouxe mudanças importantes para o setor. Uma delas é que os terminais de uso privado agora têm a liberdade para movimentar carga própria ou de terceiros.
Com a nova legislação, o objetivo do governo é dar mais eficiência ao setor portuário. “Eliminar gargalos existentes, reduzir custos, otimizar os portos organizados, facilitar a implementação dos terminais privados e promover o aumento da competitividade visando melhorar a prestação de serviços são algumas metas do novo marco regulatório”, citou o diretor-geral da ANTAQ.
Pedro Brito também destacou que “precisamos melhorar nossa eficiência. Para isso acontecer, é preciso que se tenha competição, tecnologia e investimentos. Além disso, é importante que se vença alguns desafios. Um deles é melhorar os acessos terrestres. O outro é reduzir a burocracia. Devemos, ainda, investir na integração intermodal e dar profissionalismo à nossa gestão portuária.”
Além do diretor-geral da ANTAQ, foram convidados para debater o diretor da Construtora Sultepa, Ricardo Lins Portella Nunes; o engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), Silvio dos Santos; e a economista da Confederação Nacional do Transporte, Priscila Santiago.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE