Rio Grande, no extremo Sul do Estado, apresentou a maior variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 entre os 40 municípios mais ricos do Rio Grande do Sul. Segundo o ranking elaborado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados do IBGE, a cidade portuária já é a quarta mais rica do Estado — atrás apenas dos polos de Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul.
No último levantamento, relativo ao PIB de 2007, Rio Grande era a sexta colocada. Um ano antes, estava em sétimo lugar. Desde 2006, quando começou a receber os primeiros investimentos no setor naval, o PIB (soma de todas as riquezas produzidas) da cidade ganhou cerca de R$ 2,4 bilhões, incluindo volume de produção e preços. Em três anos, a riqueza de Rio Grande praticamente duplicou.
— E o melhor é que se trata de um crescimento sustentável. Nos próximos três anos, a expectativa é avançar a um ritmo parecido — festejou o secretário de desenvolvimento de Rio Grande, Gilberto Pinho.
O município tomou lugares de Gravataí e de Triunfo no ranking, que caíram respectivamente para quinto e sexto lugares no levantamento da FEE.
Estado avançou em ritmo menor que o brasileiro
Mas os dados divulgados ontem mostram que o Estado cresceu em um ritmo menor que o brasileiro em 2008. Enquanto a economia do país avançou 5,2%, o Rio Grande do Sul expandiu-se 2,7% — praticamente a metade.
Fonte: ZERO HORA
PUBLICIDADE