O Porto Itapoá (SC) bateu o próprio recorde operacional no início de fevereiro. Foram 136,9 movimentos por hora (MPH) por navio, e 34,6 MPH por equipamento, na operação do navio CMA CGM Carmen, do armador CMA CGM. O porta-contêineres possui 334 metros de comprimento e realiza a rota do serviço NGX1 (Ásia). Atualmente, o porto Itapoá tem a terceira melhor marca já registrada por terminais portuários brasileiros.
O maior índice de movimentação por equipamento é do Porto Itapoá — média de 49,0 mph, alcançado em dezembro de 2011.
PUBLICIDADE
Paranaguá tem seu melhor janeiro
Os portos paranaenses movimentaram um total de 3,2 milhões de toneladas em janeiro, crescimento de 12% na comparação com o mesmo mês de 2013. O destaque foi a exportação de granéis sólidos, que teve alta de 11,89% em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior, com exportação de 982,8 mil toneladas de grãos. A exportação de soja, milho e farelo de soja pelo corredor de exportação de Paranaguá atingiu o maior volume para um mês de janeiro da história do porto. Já a importação de fertilizantes apresentou alta de 14% em relação a 2013.
De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a produtividade teve influência das boas condições climáticas e da antecipação do recebimento da soja. Além disso, o pátio de triagem recebeu 20,7 mil caminhões carregados com grãos em janeiro, 19% acima do mesmo mês de 2013. O resultado foi alcançado apesar dos três dias de paralisação nos berços de atracação, em função da dragagem que está sendo realizada no porto.
A expectativa da Appa é que os volumes cresçam ainda mais durante o ano. “Estamos trabalhando na dragagem de manutenção dos berços e bacia de evolução. Só com este trabalho teremos ganhos bastante representativos. No momento, a draga tem paralisado alguns berços mas o benefício deste trabalho será sentido durante todo o ano”, explica o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.