Receba notícias em seu email

Navalshore

Porto de Imbituba bate recorde histórico de movimentação

O Porto de Imbituba ultrapassou em dezembro a marca de cinco milhões de toneladas movimentadas em 2018. O volume representa recorde histórico anual para o complexo portuário, que já registrava crescimento de 18% no acumulado de janeiro a novembro, se comparado ao mesmo período de 2017. Além disso, o porto celebra a conclusão de 2018 com três recordes operacionais mensais, em junho, agosto e setembro; e a expansão do portfólio de cargas.

Ao todo, 277 navios já passaram pelo porto este ano. Estados Unidos (EUA), Chile, China e Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação, China, EUA, Holanda e Rússia estão entre os destinos mais frequentes. As operações de coque, soja, contêineres e sal mantiveram a liderança das principais cargas que passaram por Imbituba. Entre elas, o crescimento mais expressivo foi na movimentação de sal (+47%) e, principalmente, de contêineres, que apresenta aumento de 81% no número de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando os 75 mil TEU – volume histórico para o terminal. Os valores têm como base o acumulado de janeiro a novembro, comparado ao mesmo período de 2017.


PUBLICIDADE



Atendendo sua capacidade multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio de cargas em 2018. Pela 1ª vez a agroindústria de Santa Catarina exportou o arroz em casca a granel a partir dos portos do estado. A exportação inédita no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break bulk também ocorreu a partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser movimentado no complexo portuário o gado vivo (livestock), com o envio de três navios com destino à Turquia.

Com os bons resultados que o porto tem alcançado, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, estatal catarinense que administra o porto, Osny Souza Filho, prospecta um cenário positivo para 2019. “Nossa perspectiva é dar continuidade ao trabalho estratégico que tem sido feito para atrair novas cargas e novas linhas, com a constante modernização da infraestrutura portuária, cumprindo nossa missão como agente de desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do sul do estado, para que o próximo ano seja ainda melhor”, destaca o gestor.






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira