O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, está buscando uma alternativa para o local onde é realizada a triagem de caminhões que transportam cargas no porto. Atualmente, o procedimento é feito em um posto de gasolina abandonado, que não possui boas condições de manobra ou atendimento aos caminhoneiros.
A administração do porto vai visitar outros portos para verificar como a triagem é feita e averiguar a possibilidade de uma solução semelhante para Imbituba. De acordo com a assessoria da administração do porto, duas visitas serão feitas no mês de setembro: a Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná. Eles foram escolhidos por serem os maiores, possuírem melhor estruturas e serem mais próximos.
O objetivo é a busca por um modelo com estrutura jurídica consolidade, para evitar problemas no caso de outra empresa vir a administrar o estacionamento da triagem. Também vão ser investigados os níveis de sucesso e as dificuldades enfrentadas pelos portos nesse quesito.
Segundo o presidente da CAP, Gilberto Barreto, " tudo indica que poderemos encaminhar soluções provisórias mais imediatas e modelar a solução definitiva ainda neste ano". Um modelo existente no porto de Paranaguá foi considerado interessante. O estacionamento do pátio de triagem possui capacidade para 1.400 caminhões e, do local até os terminais, as cargas chegam aos navios por correias transportadoras e esteiras. Para os caminhoneiros, são oferecidos serviços como mecânico, cantina e banheiro público, cabeleireiro e massagista.
Fonte: G1
PUBLICIDADE