A Autoridade Portuária de Imbituba divulgou números históricos para o primeiro semestre de 2024, com um aumento de 17,4% na movimentação de cargas em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando aproximadamente 4,4 milhões de toneladas. Em junho, o porto registrou a maior movimentação para o mês em toda sua série histórica, com cerca de 756,5 mil toneladas, 43,3% acima do registrado em junho do ano passado.
O presidente da Autoridade Portuária de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, destacou a importância dos investimentos planejados: “Para este ano planejamos investir mais de R$50 milhões com o intuito de expandir cada vez mais nossas operações portuárias.”
PUBLICIDADE
Em termos de fluxo de embarcações, junho igualou o recorde de 33 navios atracados, alcançado em maio. No acumulado do semestre, 162 embarcações atracaram no porto, um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2023.
As exportações lideraram as operações do porto, representando 52,9% do total, com um crescimento de 19,3% na tonelagem enviada ao exterior. As importações corresponderam a 37,8% das operações, com um aumento de 24,7%. A cabotagem, ou navegação entre portos do mesmo país, representou 8,9% da movimentação total, uma redução de 14,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Os granéis sólidos totalizaram 3,58 milhões de toneladas, um crescimento de 15,7% em comparação ao mesmo período de 2023. O coque de petróleo foi destaque, com 1.083.063 toneladas movimentadas em 2024.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 1,1 bilhão de dólares no primeiro semestre, um crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2023.
Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, ressaltou o bom desempenho: “Um reconhecimento ao trabalho e gestão portuária que vem resultando em produtividade na movimentação de cargas.” O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, afirmou: “Esses resultados, além de contribuir para Imbituba se consolidar como uma alternativa logística competitiva, representam uma busca constante por uma melhor gestão do Porto com resultados que todos ganham.”