Receba notícias em seu email

Navalshore

Porto de Imbituba registra crescimento recorde no primeiro semestre de 2024

A Autoridade Portuária de Imbituba divulgou números históricos para o primeiro semestre de 2024, com um aumento de 17,4% na movimentação de cargas em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando aproximadamente 4,4 milhões de toneladas. Em junho, o porto registrou a maior movimentação para o mês em toda sua série histórica, com cerca de 756,5 mil toneladas, 43,3% acima do registrado em junho do ano passado.

O presidente da Autoridade Portuária de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, destacou a importância dos investimentos planejados: “Para este ano planejamos investir mais de R$50 milhões com o intuito de expandir cada vez mais nossas operações portuárias.”


PUBLICIDADE



Em termos de fluxo de embarcações, junho igualou o recorde de 33 navios atracados, alcançado em maio. No acumulado do semestre, 162 embarcações atracaram no porto, um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2023.

As exportações lideraram as operações do porto, representando 52,9% do total, com um crescimento de 19,3% na tonelagem enviada ao exterior. As importações corresponderam a 37,8% das operações, com um aumento de 24,7%. A cabotagem, ou navegação entre portos do mesmo país, representou 8,9% da movimentação total, uma redução de 14,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Os granéis sólidos totalizaram 3,58 milhões de toneladas, um crescimento de 15,7% em comparação ao mesmo período de 2023. O coque de petróleo foi destaque, com 1.083.063 toneladas movimentadas em 2024.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 1,1 bilhão de dólares no primeiro semestre, um crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, ressaltou o bom desempenho: “Um reconhecimento ao trabalho e gestão portuária que vem resultando em produtividade na movimentação de cargas.” O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, afirmou: “Esses resultados, além de contribuir para Imbituba se consolidar como uma alternativa logística competitiva, representam uma busca constante por uma melhor gestão do Porto com resultados que todos ganham.”






   Zmax Group    Antaq    Curso H
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira