O Porto de Imbituba, em Santa Catarina, movimentou, de janeiro a agosto, 5,12 milhões de toneladas de cargas e recebeu 216 embarcações, informou na terça-feira (23) a administração portuária. A exportação somou 1,97 milhões de toneladas, principalmente de coque calcinado, coque não calcinado e farelo de milho. Na importação, o movimento foi de 2,14 milhões de toneladas, puxadas por insumos como hulha betuminosa, sal e cargas de uso industrial.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), essas operações representaram mais de 1,13 bilhões de dólares nos oito meses. Nas operações de cabotagem e no transbordo, foram 451,2 mil toneladas e 47,2 mil toneladas embarcadas e 120 mil toneladas e 39 mil desembarcadas, respectivamente. Já a movimentação de contêineres foi de 890 mil toneladas movimentadas nos oito primeiros meses do ano.
PUBLICIDADE
Os meses de março e junho registraram a maior movimentação no ano, ambos com mais de 25 navios atendidos e volumes acima de 640 mil toneladas. A expectativa da administração portuária é de que, até o fim do ano, o Porto de Imbituba ultrapasse a marca de sete milhões de toneladas.