O Porto de Itajaí permanecerá municipalizado pelos próximos 35 anos. O anúncio foi feito pela Superintendência do Porto de Itajaí, após reunião na quinta-feira (2) no Ministério dos Portos e Aeroportos. O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou a manutenção da autoridade portuária pública por mais 35 anos, além de agilidade no leilão do terminal.
A novidade é que, além do município, o governo federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo o aporte de investimentos para desenvolvimento do complexo portuário.
PUBLICIDADE
“O Porto de Itajaí continuará sendo público, com gerenciamento em conjunto da prefeitura e governo federal. A prefeitura estará no comando por mais 35 anos e agora vamos encontrar uma fórmula para fazer isso e os navios voltarem a chegar até Itajaí, gerando trabalho e renda, como sempre foi”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
A decisão foi tomada em reunião com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Também participaram do encontro deputados, senadores e outras autoridades municipais.
“Nesta importante reunião definimos os encaminhamentos para resolvermos essa situação do Porto de Itajaí e fomos muito bem recebidos. Um grupo de trabalho vai formular uma proposta para desencadear todo processo restante do arrendamento do nosso Porto, devendo manter a autoridade portuária pública municipal e uma parceria com o próprio Governo Federal, que poderá ajudar o Porto em investimentos e tratativas junto ao mercado”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.
A partir do encontro, o grupo de trabalho formado por representantes do município, porto e sociedade civil organizada vai elaborar um documento para embasar o novo edital do leilão de concessão do terminal, já adaptado ao modelo de gestão proposto. A proposta deverá ser enviada em 30 dias.
“A confirmação da autoridade portuária pública era um pleito antigo do município, que destrava várias questões portuárias e no próximo mês teremos a decisão definitiva sobre o leilão. Foi uma grande reunião e um dia importante”, comemorou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.