ITAPOÁ - Itapoá era, até ontem, uma cidade praieira com economia baseada apenas no turismo. Hoje, a inauguração do Porto de Itapoá marca uma nova fase para a história do município, que agora passa a ser reconhecido também por ter o terminal marítimo mais moderno do país. O empreendimento custou R$ 475 milhões e inaugura com 65 funcionários. Até março, quando está previsto o início das operações, deve chegar a 250 trabalhadores diretos.
– Temos pressa em começar a operar. Estamos resolvendo questões burocráticas, como documentação para a receita federal e adequação às normas internacionais de segurança – explica o diretor superintendente do terminal, Gabriel Ribeiro Vieira.
Outro fator que pode estar influenciando no início das operações é o atraso nas obras da SC-415, rodovia por onde os caminhões carregados com contêineres vão escoar a movimentação do porto. A obra era esperada para agosto. Agora, a expectativa é de que fique pronta em março.
O porto deve movimentar 120 mil contêineres no primeiro ano de operação, o que representa R$ 100 milhões. Enquanto as operações não começam, a administração trabalha para fechar acordos comerciais. Durante os primeiros meses de operação, a sócia do terminal Hamburg Süd deve ser responsável pela movimentação do porto. A expectativa é de que, em média, 30 navios atraquem por mês nos primeiros 12 meses de operação.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
PUBLICIDADE