Um membro do grupo Toyota iniciará um teste de quatro anos em um dos maiores portos dos Estados Unidos usando equipamento de carga movido a hidrogênio derivado de dejetos animais.
O programa piloto vai acontecer no porto de Los Angeles de fevereiro a março de 2026, disse a distribuidora japonesa de commodities e equipamentos Toyota Tsusho, na terça-feira.
PUBLICIDADE
Serão sete máquinas movidas a células de combustível, entre elas um guindaste, máquinas de descarga de contêineres e caminhões.
O hidrogênio virá do gás natural renovável, ou biometano. Derivado do esterco produzido em fazendas e transformado em combustível, esse gás contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono.
O Porto de Los Angeles planeja atingir zero emissões de gases de efeito estufa no uso de equipamentos até 2035.
Eletrificar o equipamento é uma solução, mas pelo tempo que leva para recarregar as baterias, o hidrogênio de abastecimento rápido é visto como uma alternativa.
O programa piloto verificará a durabilidade do equipamento e a eficiência do abastecimento de hidrogênio. Outras empresas japonesas participarão dos testes. A Mitsui E&S Machinery fornecerá suporte de manutenção enquanto a Hino Motors fornecerá os caminhões.
A Toyota Tsusho concluiu um estudo de viabilidade econômica que começou no porto no ano passado. Mais de 1 mil equipamentos estão em operação no porto.
Fonte: Valor