Ecobrasil

Porto de Paranaguá não será federalizado e críticas de deputados são descabidas, afirma Pessuti

O governador Orlando Pessuti garantiu, nesta terça-feira (23), na Escola de Governo, que o Porto de Paranaguá não será federalizado. Segundo o governador, as críticas que alguns deputados fazem ao governo estadual são “descabidas, desnecessárias e inoportunas”. Pessuti esclareceu que a sua posição quanto aos portos sempre foi conhecida. “Sou contra a privatização e sou contra retornar o controle do porto ao governo federal. Fui um dos que mais lutaram a favor de Paranaguá e nomeei três diretores do porto que são da cidade”, esclareceu.

Afirmações que o governo teria contratado 800 novos funcionários em cargos em comissão também são falsas, conforme explicou o governador. Pessuti esclareceu que as nomeações são remanejamentos de cargos entre as secretárias e não novas contratações. “Toda semana eu assino cerca de 20 ou 30 remanejamentos, são pessoas que estão saindo de um lugar e indo para outro. Mas não significa contratação”.

O governador adiantou que vai a Brasília nesta semana para debater o uso de recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) na Rodovia Interportos. O projeto, no entanto, nada tem a ver com federalização e nem vai utilizar todos os recursos em caixa da Appa. “Dos cerca de R$ 500 milhões em caixa, cerca de R$ 400 milhões têm que ter destinação especifica no próprio porto, na baía e no canal de acesso”, esclareceu o governador.

O governador lamentou que um deputado tenha chamado a viagem de tentativa de privatização do porto, e disse que as críticas são contrárias ao que a própria Assembleia Legislativa aprovou nos últimos anos, já que foi a própria Casa que determinou que o Tesouro Estadual recolha 80% do superávit financeiro da Appa – derrubando inclusive um veto do ex-governador Roberto Requião.

Pessuti defendeu que a Rodovia Interportos é do interesse do Estado, já que liga os portos de Paranaguá e Antonina com os de Santa Catarina e também aos futuros terminais de Imbuguaçu e Pontal do Sul. Apesar disso, garantiu que só usará recursos se receber a autorização da Antaq.

CONTRATAÇÕES – Pessuti destacou que nos últimos nove meses o Governo do Estado contratou 2 mil policiais, entre militares, civis e bombeiros, e que vai até o final do ano contratar mais 4 mil profissionais de saúde para atenderem nos novos hospitais construídos. Tudo isso será feito sem comprometer as contas do próximo governo. “Não vou avançar um centavo sequer no orçamento do próximo governador, este é meu compromisso”, afirmou o Pessuti.

O governador lembrou ainda que, se for mantido o ritmo atual de contratação dos policiais, o Paraná vai zerar seu déficit de profissionais de segurança nos próximos anos. “É só fazer o que já vem sendo feito nos últimos nove meses que, em quatro anos, teremos todos os policiais necessários”.


Fonte: Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira