Receba notícias em seu email

MSC

Porto de Paranaguá quer dobrar seu movimento até 2030

Um dos maiores portos graneleiros do país, Paranaguá (PR) pretende duplicar sua movimentação até 2030, por meio da expansão do cais a um novo município e da diversificação de cargas.

Segundo o estudo, o aumento da demanda até 2030 será puxado não somente por grãos e fertilizantes, que são hoje as principais mercadorias de Paranaguá, mas principalmente por cargas em contêineres, álcool e máquinas, que terão o maior crescimento entre as cargas do porto.

"A tendência é que o porto continue com perfil graneleiro, mas diversifique suas cargas", afirma o engenheiro Juliano Elias, coordenador de planejamento do porto.

Em uma previsão conservadora, o porto movimentará, em 2030, 83 milhões de toneladas ao ano, ante 41 milhões de toneladas em 2011.

O estudo prevê o acréscimo de 7,5 milhões de metros quadrados de área ao porto, o que triplicaria o seu tamanho.

A expansão será feita na região de Embocuí, a oeste do atual cais, e em Pontal do Paraná, município litorâneo a leste de Paranaguá.

Por enquanto, não há previsão orçamentária para construir novos terminais.

A preocupação da atual administração é reagir à expansão dos portos de Santa Catarina, que vêm "roubando" cargas de Paranaguá.

O plano ainda deve passar pela aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria dos Portos.

Fonte: FOLHA.COM






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira