A administração dos portos do Paraná acredita que Paranaguá pode entrar na escala dos cruzeiros marítimos antes mesmo da construção do terminal de passageiros.
Na semana passada, o gerente de operações da MSC Cruzeiros, Antônio Duarte, fez um levantamento técnico das condições do porto para receber navios de passageiros de grande porte.
A visita é a segunda etapa do projeto de recepção de navios de cruzeiros, coordenado pela diretoria empresarial da Appa e que teve início há um mês, quando representantes da Appa estiveram em Santos para visitar a MSC e propor o Porto de Paranaguá como alternativa para a escala de navios de cruzeiro.
“Pelo que percebemos, o porto de Paranaguá atende as exigências técnicas para receber um de nossos navios. Fora isso, temos aqui um elemento muito importante que é a vontade da administração em receber os cruzeiros e isso conta bastante”, disse Duarte.
Por sua vez a administração dos portos diz que fará o que for preciso para atender as demandas das empresas.
Vencida a etapa de qualificação técnica, Duarte explicou que é necessário medir o apelo turístico da cidade e da região do entorno do Porto. Para isso, a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná e a Fundação Municipal de Turismo farão um levantamento das alternativas de turismo da região para apresentar à empresa.
Além da MSC, a Appa realizou no último mês uma visita à Inchcape Shipping Services, empresa líder mundial no agenciamento marítimo que representa 95% dos navios de cruzeiro vindos do exterior e 45% dos navios de cruzeiro que fazem rota apenas no litoral do país.
O último navio de passageiros que atracou em Paranaguá foi o holandês, Veendam, em março deste ano. Vindo de Punta Del Este, no Uruguai, o navio trazia 1.300 turistas canadenses e americanos e fez escala de 12 horas em Paranaguá. Parte dos passageiros percorreram outras cidades da região, inclusive as praias.
Fonte: Correio do Litoral
PUBLICIDADE