Receba notícias em seu email

MSC

Porto de Santos lidera escoamento até outubro

Das mais de 8,51 milhões de toneladas de soja em grão exportadas pelo Estado até outubro deste ano, 40%, ou pouco mais de 5,10 milhões de toneladas tiveram como destino o porto de Santos (SP). Porém, em outubro, o porto uma queda significativa na sua participação nas exportações, passando de 45% para apenas 9% do total do Estado sendo o menor volume escoado pelo porto neste ano. O pico de movimentação em Santos foi registrado em maio quando num único mês embarcou-se quase o volume movimentado ao longo do ano no porto de Manaus: 1,19 milhão t.

Ainda sobre o acumulado das exportações de soja em grão, o porto de Manaus (AM), registra a segunda maior movimentação ao recepcionar 1,08 milhão t. Em março, o porto embarcou o maior volume até agora do ano, mais de 110 mil t. O porto de Vitória (ES) detém a terceira maior movimentação com a soja mato-grossense, 856 mil t. O auge dos embarques foi em março quando 166 mil t foram exportadas.

Conforme o Imea – com base nos levantamentos da Secex - Mato Grosso exportou 115 mil toneladas de soja em grão em outubro por diferentes rotas de escoamento. Neste mês o grão mato-grossense não teve como principal destino a China e sim a Europa. Refletindo esta mudança, o porto de Vitória (ES) foi o que embarcou mais toneladas, totalizando 23% das exportações do Estado, com 26 mil toneladas escoadas. Em seguida, com 19%, ficaram os portos de Santarém e Manaus, que totalizaram 43 mil toneladas embarcadas. Os outros portos somaram 39% do total das exportações.

De março a julho, Mato Grosso registrou picos de exportação do grão, com volumes acima de 1 milhão de toneladas. O maior volume embarcado, 1,63 milhão t, dá a abril o recorde do ano em despachos do grão para o exterior.

DESTINO – a China pode ter perdido a preferência em outubro, mas lidera as compras da soja mato-grossense ao longo dos dez primeiros meses de 2010. Conforme informações do Imea, o país já consumiu mai de 5,73 milhões t, ou cerca de 50% de toda venda feita por Mato Grosso. Entre os meses de março, abril e maio, a China importou sozinha mais de 1 milhão t, sendo 1,09 milhão, 1,17 milhão e 1,19 milhão, respectivamente.

Com volumes muito aquém do apetite chinês, a Holanda vem em segundo lugar com aquisições acumuladas de pouco mais de 525 mil t, de janeiro a outubro deste ano. (MP)

Fonte: Diário de Cuiabá


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira