SÃO PAULO - Impulsionado pelo crescimento das importações, o porto de Santos registrou recorde na movimentação de cargas nos primeiros dez meses de 2011, informou na última sexta-feira (2)a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa que administra o porto. Entre janeiro e outubro, o porto movimentou 81,96 milhões de toneladas, pouco superior 0,8% às 81,28 milhões de toneladas no mesmo intervalo do ano passado.
No período, as importações cresceram 8,8%, alcançando 28,6 milhões de toneladas. Os embarques ao exterior, por sua vez, caíram 3%, para 3,1 milhões de toneladas, segundo a Codesp.
O incremento das importações neste ano deve-se principalmente às compras de adubo, que atingiram 3,01 milhões de toneladas, volume 80,2% em relação aos primeiros dez meses de 2010. Carvão e enxofre também foram destaques no volume importado, com 3 milhões de toneladas e 1,63 milhão de toneladas, respectivamente.
No lado das exportações, os destaques foram o açúcar, com 14,79 milhões de toneladas, a soja, com 10,56 milhões de toneladas e o milho, com 3,99 milhões de toneladas. Principal mercado da pauta de exportações do porto de Santos, os embarques de açúcar sofreram retração de 15% sobre o mesmo intervalo do ano passado. O volume de soja exportado, por sua vez, subiu 2%, enquanto o milho apresentou incremento 8,9% em relação ao ano anterior.
Fonte: Valor / Luiz Henrique Mendes
PUBLICIDADE